GWS BRASAO TORIXORÉU

Expediente: Segunda a Sexta (8h às 12h)

Conheça a História de Torixoréu

Torixoréu é um município brasileiro do estado de Mato Grosso. Localiza-se a uma latitude 16º11’58” sul e a uma longitude 52º33’20” oeste, estando a uma altitude de 335 metros. Sua população estimada em 2010 era de 4.071 habitantes. Possui uma área de 2.399,459 km².

Histórico

A formação do povoado deu-se a partir de 1931, sendo que uma das primeiras propriedades rurais da localidade foi de João Gabriel de Moraes. Mas, já em 1926, Victor Teodoro Ribeiro instalou-se com fazenda de gado, e em seguida construiu a primeira casa na região dando origem ao povoado, denominado Balizinha, devido à sua posição geográfica. Localizava-se à margem esquerda do rio Araguaia, em frente à cidade de Baliza, que se situa na margem direita do rio, no Estado de Goiás. No lugar foi construído um posto fiscal para controle do comércio entre os Estados de Mato Grosso e Goiás.

O Patrimônio de Balizinha foi criado pelo governo em 1933.

Na Divisão Territorial de Mato Grosso, em 1936, o povoado de Balizinha teve denominação alterada para Baliza de Mato Grosso, tornando-se distrito.

Pelo Decreto nº 208, de 26 de outubro de 1938, o distrito de Baliza de Mato Grosso passou à jurisdição do município de Guiratinga. Por muitos anos a localidade chamou-se Baliza de Mato Grosso.

Em 10 de dezembro de 1953, pela lei estadual nº 665, foi criado o município com denominação alterada para Torixoréu, de autoria do deputado Heronides Araújo.

O nome Torixoréu, de origem bororo, significou homenagem dos moradores do lugar aos povos indígenas que habitaram grande parte do leste mato-grossense, desde tempos imemoriais.

Formação Administrativa

Em divisão territorial datada de 31-XII-1936, figura no município de Santa Rita do Araguaia, o distrito de Baliza.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1937.

Pelo decreto-lei estadual nº 145, de 29-03-1938, o distrito de Baliza foi transferido do município de Santa Rita do Araguaia para Araguaiana.

Pelo decreto-lei estadual nº 208, de 26-10-1938, o distrito de Baliza foi transferido ao município de Araguaiana para o de Lajeado.

Pelo decreto-lei estadual nº 545, de 31-12-1943, o distrito de Baliza passou a denominar-se Torixoréu. O decreto-lei acima citado altera a denominação do município de Lajeado para Guiratinga.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito Torixoréu figura no município de Guiratinga.

Elevado à categoria de município com a denominação de Torixoréu, pela lei estadual nº 665, de 10-12-1953, desmembrado do município de Guiratinga. Sede no antigo distrito de Torixoréu. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-06-1954.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Alteração toponímica distrital

Baliza para Torixoréu, alterado pelo decreto-lei estadual nº 545, de 31-12-1943.

Transferências distritais

Pelo decreto-lei estadual nº 145, de 29-03-1938, o distrito de Baliza foi transferido do município de Santa Rita do Araguaia para Araguaiana.

Pelo decreto-lei estadual nº 208, de 26-10-1938, o distrito de Baliza foi transferido ao município de Araguaiana para o de Lajeado.

Fonte: Confederação Nacional de Municípios

HISTÓRIA DE TORIXORÉU

Saiba mais sobre o surgimento da cidade de Torixoréu

Por João Carlos Vicente Ferreira

No ponto em que se localiza atualmente a cidade de Torixoréu, foi até 1931, um local de passagem para a cidade de Balisa, no Estado de Goiás, onde os fazendeiros de Mato Grosso, povoadores da região de Ribeirãozinho, Quebradentes e Atoladeira, se abasteciam.

A partir daquele ano José Gabriel de Moraes, Acylino Mourão, Saturnino da Silva Coelho e outros, ali se instalaram. Fixaram-se inicialmente na propriedade de Gabriel de Moraes, iniciando fazendas de gado. Entretanto, já em 1926, ali possuia fazenda de gado, com excelente residência o pioneiro Vítor Teodoro Ribeiro, dono de extensa área de terras e boas pastagens. A sede situava-se apenas seis quilômetros de onde situa-se atualmente o sítio urbano de Torixoréu.

Como resultado de seu trabalho e muita persistência João Gabriel de Moraes fez a construção da primeira casa, a partir daí pontearam outras residências, dando origem ao povoado denominado Balizinha. O patrimônio foi criado pelo governo estadual através do Decreto nº 318, de 19 de outubro de 1933. O Distrito de Paz foi criado pelo Decreto nº 319, de 25 de maio de 1934, sendo a 14 de agosto do mesmo ano, devidamente instalado. O fato deu-se com a presença de diversas autoridades, muitas das quais vieram de Lajeado, sendo saudadas pelo professor Calixto Cortes. Na ocasião foi rezada uma missa, pelo padre João Douroure.

Nesta mesma data foi empossado no cargo de Juíz de Paz o sr. Acylino Mourão, tendo na suplência Ulisses Teodoro Ribeiro e como escrivã a drª Margarida Mendonça, sendo titular a sra. Loraine Saggin. Na festa de instalação do juizado esteve presente o sr. Satiro Martins Alvez Bezerra e o dr. Leônidas Antero de Matos – designado pelo governo estadual.

O povoado florescia, tendo designação alterada para Baliza de Mato Grosso. Por conta da Divisão Territorial de Mato Grosso, de 31 de dezembro de 1936, o povoado constava como distrito, integrando o município de Santa Rita do Araguaia.

Em 1937 era instalada a primeira escola da vila, mantida pelo professor Pedro Arbués, falecido em 14 de julho de 1948. Ainda em 1937 foi concluída a construção da primeira igreja do lugar. Esta obra contou com a participação de toda a comunidade, destacando-se as figuras probas de Manoel Félix e Genésio de Sá. O templo ficou dedicado ao padroeiro São João Bosco e ficou subordinado à paróquia de Santa Rita do Araguaia.

Pelo Decreto-Lei Estadual nº 208, de 26 de outubro de 1938, Lajeado, atual município de Guiratinga, adquiriu o distrito de Baliza de Mato Grosso do município de Araguayana.

Ainda no ano de 1946 media-se o prestígio político de Torixoréu, elegendo seu representante a Assembléia Legislativa do Estado, o deputado Heronides Araújo. Participava então, Torixoréu, decisivamente da vida política mato-grossense.

A Lei nº 665, de 10 de dezembro de 1953, de autoria do deputado Heronides Araújo, criou o município. Artigo 1º – Fica criado o município de Torixoréu, cuja área será desmembrada do município de Guiratinga.